Educação – Sexualidade
25 de outubro de 2017
Educação – Fundamentos
25 de outubro de 2017
Mostrar tudo

Juventude e Cinema

Trecho da Encíclica MIRANDA PRORSUS de PIO XII

Espectáculos para a juventude

ps: o que diria o Venerável Pio XII sobre a internet no bolso das crianças?

Mas só o trabalho de educação não é suficiente. É preciso que os espectáculos sejam adaptados ao grau de desenvolvimento intelectual, emotivo e moral de cada idade.

Este problema tornou-se particularmente urgente, desde que, por meio da rádio e sobretudo da televisão, o espectáculo penetrou no próprio lar familiar, ameaçando os diques salutares com que a sã educação protege a idade tenra dos filhos, até conseguirem adquirir a necessária virtude antes de defrontarem as tempestades do século. A tal propósito escrevemos há três anos aos Bispos de Itália: “Como não horrorizar-nos pensando que, por meio da televisão, se poderá introduzir até dentro das paredes domésticas aquela atmosfera envenenada de materialismo, de fatuidade, e de edonismo, que infelizmente tantas vezes se respira em muitas salas de cinema?” [32]

Conhecemos as iniciativas que promoveram as competentes autoridades e os Organismos Educativos para preservarem a juventude do pernicioso influxo dos espectáculos demasiado frequentes au não adaptados à idade juvenil. Todo o esforço realizado neste campo merece aplauso, contanto que se tenha em conta que são bem mais graves do que perturbações fisiológicas e psicológicas os perigos morais a que se expõem as almas dos jovens; perigos que hão-de constituir – não sendo prevenidos a tempo – ameaça verdadeira e real para a sociedade.

Aos jovens recomendamos, com afecto paternal e confiante, que mostrem prudência e moderação cristã, quanto à assistência, a espectáculos. Devem dominar a inata curiosidade de ver e ouvir, e conservar o coração livre para as alegrias verdadeiras do espírito.