Slide thumbnail

Orações da Manhã

Angelus
V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.

R. E Ela concebeu do Espírito Santo.

V. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.

R. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.

Amém. V. Eis aqui a escrava do Senhor. R. Faça-se em mim segundo a vossa palavra. V. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. R. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. V. E o Verbo de Deus se fez carne. R. E habitou entre nós. V. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. R. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. Oremos: Infundi, Senhor, nós Vos pedimos, em nossas almas a vossa graça, para que nós, que conhecemos pela Anunciação do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e sua Cruz à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. R. Amém.
Credo
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Oferecimento do Dia
Ato de Fé Meu Deus, creio firmemente tudo o que Vós revelastes e a Santa Igreja Católica nos ensina, porque não podeis enganar-Vos, nem enganar-nos.

Ato de Esperança Meu Deus, espero em Vós, porque sois onipotente, infinitamente misericordioso e fidelíssimo às vossas promessas.

Ato de Caridade Meu Deus, amo-Vos de todo o meu coração porque sois infinitamente bom, e por amor de Vós amo ao meu próximo como a mim mesmo.

Oferecimento Senhor Deus, Rei do céu e da terra, dirige, santifica, conduz e governa, neste dia, nossos corações e nossos corpos, nossos sentimentos, palavras e ações, a fim de que, submissos à tua lei e agindo conforme os teus preceitos, mereçamos, por teu auxílio, ser salvos e livres nesta vida e na eternidade, ó Salvador do mundo. Que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.
Consagração a Nossa Senhora
Ó minha Senhora, ó minha Mãe! Eu me ofereço todo a Vós, e, em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó boa Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém
Recebei Senhor minha liberdade
Recebei, Senhor, minha liberdade inteira. Recebei minha memória, minha inteligência e toda a minha vontade. Tudo que tenho ou possuo de vós me veio; tudo vos devolvo e entrego sem reserva para que a vossa vontade tudo governe. Dai-me somente vosso amor e vossa graça e nada mais vos peço, pois já serei bastante rico. Amém.
Oração antes de iniciar um trabalho
Nós Vos rogamos, Senhor, que prepareis as nossas ações com a vossa inspiração, e as acompanheis com a vossa ajuda, a fim de que todos os nossos trabalhos e orações em Vós comecem sempre e convosco acabem. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
Santo Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e me guarda, me governa e me ilumina. Amém.

Orações da Noite

Exame de Consciência I
O exame de consciência consiste em recordar como foi o meu dia.
Não é um momento para julgar os meus atos, mas para tomar consciência deles.

O exame pode ser feito mentalmente, mas ajuda muito fazê-lo por escrito. Recomenda-se que seja feito diariamente ou, pelo menos, uma vez por semana.

Os 5 passos para realizar o exame de consciência, recomendados por Santo Inácio de Loyola, são os seguintes:

1. Pedir luz e graça para descobrir Deus no vivido

Sereno o meu coração para compartilhar o que vivi com um Amigo muito especial. Peço luz para conhecer os sinais e a ação de Deus neste dia que passou. Recordo que Jesus deixou seu Espírito Santo para levar a criação à plenitude e restaurá-la segundo o plano do Criador.
2. Agradecer pelos dons recebidos

Repasso o que vivi no dia: atividades, experiências, encontros, trabalho etc. Agradeço a Deus por tudo o que vivi e penso em que momentos senti uma maior proximidade com Jesus. Pelo que experimentei interiormente, posso perceber esta proximidade: esperança, entrega, gratidão, serviço, liberdade etc. Estes movimentos internos vêm acompanhados por convites e, por isso, é importante reconhecê-los e agradecê-los.
3. Reconhecer as falhas (o que senti, fiz ou pensei)

Penso nos descuidos que não permitiram obter maiores frutos no dia. Reconheço se houve alguma insensibilidade diante das necessidades que encontrei no caminho. Assumo as falhas na construção da fraternidade e da justiça com os irmãos.
4. Se houve falhas graves, fazer uma oração de perdão

Peço perdão aos que eu ofendi hoje. Dou o meu perdão aos que me machucaram. Dou a mim mesmo o perdão que Jesus me oferece.
5. Fazer um propósito para cumprir sua graça

Se houve uma falha grave, vejo a maneira de corrigi-la para o dia de amanhã. Renovo a minha amizade e meu desejo de amar e servir: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. Peço a bênção de Maria.
Exame de consciência II
Exame de Consciência

Meu Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as suas causas e os meios de os evitar. (Cinco minutos de exame particular em silêncio).

Deveres:

- para com Deus: Agi em tudo como JESUS e MARIA agiriam?
- para com o próximo: tornei a vida dos outros mais feliz?
- para comigo mesmo: me esforcei para vencer meu defeito dominante?
PESA-ME meu Deus e me arrependo de todo o coração. Pesa-me pelo céu que perdi e pelo inferno que mereci, mas muito mais me pesa porque pecando ofendi a um Deus tão grande e tão bom como Vós. Queria ter morrido antes que Vos ter ofendido. Quero e proponho firmemente não pecar mais e evitar todas as ocasiões próximas do pecado. Amém.
Ato de Contrição III
"Pesa-me meu Deus e me arrependo de todo o coração.
Pesa-me pelo céu que perdi e pelo inferno que mereci, mas muito mais me pesa porque pecando ofendi a um Deus tão grande e tão bom como Vós.
Queria ter morrido antes que Vos ter ofendido.
Quero e proponho firmemente não pecar mais e evitar todas as ocasiões próximas do pecado. Amém."
Ato de Contrição IV
Eterno PAI, ofereço-Vos o sagrado Coração de Vosso FILHO JESUS CRISTO,com todo o Seu amor, Seus sofrimentos e Seus méritos, para:
- expiar todos os pecados que tenho cometido, neste dia e durante toda a minha vida.
Glória ao PAI...
- satisfazer toda a negligência que cometi na prática do bem, neste dia e durante toda a minha vida.
Glória ao PAI...
- reparar as omissões do bem que deveria ter feito e não o fiz, neste dia e durante toda a minha vida.
Glória ao PAI...
- purificar o bem que eu fiz sem reta intenção hoje Glória ao PAI...
Canto de Simeão
Deixai, agora, vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor. Pois meus olhos viram vossa salvação que preparastes ante a face das nações: uma Luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo.
Visitai, Senhor
Visitai, Senhor, esta casa e afastai as ciladas do inimigo; nela habitem Vossos Santos Anjos, para nos guardar na paz, e a Vossa benção fique sempre conosco. Por CRISTO, nosso Senhor. Amém.
Ao Anjo da Guarda para mães de família
Meu querido santo Anjo, agora estou cansado.
As crianças foram dormir, e também eu quero ser inteiramente uma criança, criança da Mãe Santíssima, MARIA, criança do PAI celestial.
Tirai de mim, ó Deus, tudo o que hoje nãofoi bom e perdoai!
Colocai o Vosso amor por cima, e Vós, MARIA, mãe do Céu, o vosso manto dourado! Ajudai-me a dar graças, meu Irmão angélico, e segurai a minha mão em Nome de Deus! Fonte: Opus Angelorum

Diversas

Santa Ana
Oh gloriosa Santa ANA, mãe da Mãe de Deus, nós vos louvamos e pedimos que nos alcanceis um grande amor por JESUS e por MARIA, para que, trilhando o caminho da virtudes, possamos agradar-Lhes em tudo e contribuir para a construção do Seu reino neste mundo. Amém
São Miguel Arcanjo
São MIGUEL Arcanjo defendei-nos no combate. Cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demônio. Subjugue-o Deus e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo divino poder, precipitai ao inferno a satanás e a outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.
São José
São José, pai querido, teu poder se estende por sobre todos os problemas, tu saber tornar possível o que parece impossível, suplicante te rogamos com amor paternal, abençoa, protege , ampara o Santos Padre, o Papa....., o clero, a nossa família e atendei benigno todos os pedidos que forem para maior glória de Deus. Amém.
Ladainha da Humildade
Jesus, manso e humilde de coração, ouvi-me.
Do desejo de ser estimado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser amado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser conhecido, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser honrado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser louvado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser preferido, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser consultado, livrai-me, ó Jesus.
Do desejo de ser aprovado, livrai-me, ó Jesus.

Do receio de ser humilhado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser desprezado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de sofrer repulsas, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser caluniado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser esquecido, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser ridicularizado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser difamado, livrai-me, ó Jesus.
Do receio de ser objeto de suspeita, livrai-me, ó Jesus.
Que os outros sejam amados mais do que eu, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Que os outros sejam estimados mais do que eu,
Que os outros possam elevar-se na opinião do mundo, e que eu possa ser diminuído,
Que os outros possam ser escolhidos e eu posto de lado,
Que os outros possam ser louvados e eu desprezado,
Que os outros possam ser preferidos a mim em todas as coisas,
Que os outros possam ser mais santos do que eu, embora me torne o mais santo quanto me for possível, Jesus, dai-me a graça de desejá-lo.
Oração pedindo as virtudes
Concedei-me, ó Deus onipotente e misericordioso, ardentemente desejar, prudentemente descobrir, verazmente conhecer e perfeitamente realizar o que for do vosso agrado.

Para louvor e glória do vosso nome, ordenai meu estado de vida e dai-me saber, poder e querer o que me pedis que faça. E dai-me levá-lo a cabo como convém à salvação de minha alma.

Que o meu caminho até vós seja reto e seguro. Que eu não sucumba na prosperidade nem na adversidade, a fim de não me ensoberbecer na primeira nem desesperar na segunda. Que na fortuna eu vos renda graças e na dificuldade mantenha a paciência. Que eu de nada me alegre ou entristeça senão do que me leve a vós ou afaste de vós. Que a ninguém deseje agradar nem tema aborrecer senão somente a vós.

Dai-me tudo fazer com caridade e o que não diz respeito ao vosso culto, reputá-lo como morto. Dai-me praticar minhas ações, não por costume, mas referindo-as a vós com devoção.

Que por vós eu não dê valor às coisas transitórias, e me seja caro tudo o que vos diz respeito. Que me compraza, mais do que tudo, todo trabalho que for para vós e me aborreça todo descanso que não seja em vós.

Dai-me, dulcíssimo Senhor, dirigir-vos meu coração frequente e ferventemente e, de alma contrita, emendar com firme propósito a minha fraqueza.

Fazei-me, ó Deus, humilde sem fingimento; alegre sem dissipação; grave sem depressão; maduro sem severidade; vivaz sem leviandade; veraz sem duplicidade; temente sem desespero; confiante sem presunção; casto sem corrupção; corrigir ao próximo sem indignação e edificá-lo por exemplo e palavra sem exageração; obediente sem contradição; paciente sem murmuração. Dai-me, dulcíssimo Jesus, um coração desperto, para que nenhuma vã curiosidade o afaste de ti; imóvel, para que não ceda a nenhum afeto indigno; infatigável, para que não sucumba em nenhuma tribulação; livre, para que dele não se apodere nenhum prazer violento; e reto, para que não o faça desviar-se nenhuma má intenção.

Concedei-me, dulcíssimo Deus, inteligência para conhecer-vos; diligência para buscar-vos; sabedoria para encontrar-vos; bondade para agradar-vos; perseverança para esperar-vos doce e fielmente; confiança para alcançar-vos felizmente. Fazei-me, pela penitência, suportar vossas penas; utilizar vossos benefícios nesta vida pela graça; e por fim, na pátria eterna, desfrutar de vossos gozos pela glória.

Vós, que com o Pai e o Espírito Santo, viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Autor: Santo Tomás de Aquino

Terços

Terço de Santa Ana
Início: Santa Ana de Deus amada e de todos alegria, sede sempre nossa advogada, pois sois Mãe de Maria.

Em vez do Pai-Nosso: Assim como isto é verdade, Senhora minha, fazei que minhas penas, se voltem em alegrias, particularmente as das última agonia.

Em vez da Ave-Maria, se repete dez vezes: Santa Ana Santíssima.

Mãe de Maria Sacratíssima.

Oração Final: Santa Ana avó de Cristo,Mãe da Mãe de Deus por teu grande mérito tende compaixão de nós.

Voltai teus olhares a nossa dor; Enxugai meu pranto, acalma minha aflição. Minha Senhora Santa Ana! Com tão belo dom nasceste que a quem suas penas te contava Vós sempre o socorreste. Aqui prostrado a teus pés socorro venho a pedir: Olhai-me com compaixão pela alegria que tiveste quando a Virgem Maria entre teus braços tivestes. Ereis avó de Deus Consoladora dos tristes; Ajudai-me por tuas penas, que tão grandes as tivestes.

Última Oração Deus te salve, Maria cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita sois Vós entre todas as mulheres e bendita Senhora Santa Ana.

Vós Santíssima Mãe, a qual nasceste sem mancha de pecado, e de Vós nasceu Jesus filho de Deus vivo, que vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.
Terço de São José
Oferecimento do Terço “Ofereço este Terço em louvor e glória a Jesus, Maria e José, para que sejam a minha luz, os meus guias, a minha proteção, defesa e fortaleza em todos os meus trabalhos, alegrias, agonias e tribulações. Pelo nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro de vós, ó glorioso São José, que alcanceis a graça que desejo (pede-se a graça). Advogai em minha causa, falai em meu favor, no Céu e na Terra, alegrai a minha alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém.

Nas contas grandes: Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, o Anjo do Senhor não vos valeu? Valei-me, São José!

Nas contas pequenas: Valei-me, São José.
Terço da Divina Providência
Inicio o terço rezando 1 Credo: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu na Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado; desceu aos infernos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”

Nas contas grandes: “Mãe da Divina Providência: Providenciai!”

Nas contas pequenas: “Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!”

Oração final: “Vinde, Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxílio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai que sois Mãe de Amor e de Bondade, agora que é grande a necessidade. Amém.”